Eis a Moradas dos Desgraçados e Perdidos...

domingo, 31 de dezembro de 2017

Azedume


O ideal era nem estar com essas inquietações na alma, pois estamos em um momento de festas e curtição... O churrasco e as músicas felizes ou extremamente românticas que narram os vários amores que podemos encontrar em um fluxo ou em balada sertaneja ecoam pelos quatro cantos dessa terra cada dia mais sofrida e feliz. Porém, esse clima de felicidade e renovação não adentra em meu interior.
Longe de mim colocar a culpa do meu azedume diário em algo ou alguém, quiçá no Diabo que sempre é culpado de tudo, por isso uma culpa a mais ou a menos não lhe faria mal nenhum... Mas tentarei deixar esse desgraçado isento do meu azedume.
A questão é que não consigo participar das comemorações que estão a começar. Ora, posso dizer que fico mais que aliviado por ver 2017 sendo enterrado – entretanto, não posso ficar feliz por estar em trabalho de parto para parir 2018... Quisera me fosse possível abortar 2018. Em verdade, em verdade vos digo que me é possível, mas me falta coragem para realizar tal aborto, afinal, apesar de todo meu azedume e contrariedade a tudo, ainda não consigo quebrar certas prisões. Por isso o aborto não acontecerá. Mas afinal por que não consigo entrar no clima de festividade como todos os demais? Eu poderia nesse momento enumerar uma série de justificativas ou motivos, mas me falta coragem e principalmente habilidade literária para tal intento, de forma que terei de me contentar com algumas justificativazinhas.
A primeira delas é falta de vontade! – Ora quem tem gosto de sair quando se depara com um dia cinzento no qual São Pedro resolveu tirar todo o atraso do ano e descarregar toda a reserva que deveria ser mandada aos poucos? E com essa torrente vem o barro e aí daquele que tem seus dois pares de sapatos dispostos a sorver toda a lama que pisar? Que motivação pode ter alguém de andar encharcado na rua já que não foi possível encontrar um guarda-chuva com as duas notinhas azuladas que ainda lhe restam no bolso? E quando nessa torrente cinzenta e cheia de lama você ainda recebe o único SMS do dia de uma grande instituição financeira dizendo que lembrou de você e deseja sua felicidade e para isso você entrar em contato o mais rápido possível para evitar maiores transtornos... Ora diante de um tempo ruim desses é melhor se trancar no quarto.
Eu posso mencionar que essa falta de vontade pode ser acrescida também da inabilidade social... Ora, imagine que você é um ser que cada vez mais consegue não apenas se afastar, mas também fazer com que os demais não consigam manter uma conversa de alguns minutos sem olhar para o celular e lembrar que tem um compromisso urgentíssimo... Entretanto, eu não os culpo, pois sempre faço uso desse artifício.
Onde quero chegar com esse emaranhado de frases – Se olharmos para nossas vidas miseráveis e principalmente para a minha veremos que nos faltam (e muito) motivos para comemorar esse fim de ano, porém, existe algo que faz com esses infelizes não só queiram, mas consigam comemorar intensamente essa passagem de ano.
Aí pergunto – Quem realmente é infeliz; os “imbecis” que conseguem encontrar forças e esperanças e conseguem se esquecer de todas as desgraças que assolam nossas vidas e essa pátria amada idolatrada salve e salve... Ou um Imbecil que se encontra em frente de uma tela branca tentando justificar as razões que o levam a não gostar do Réveillon?



Nenhum comentário:

Postar um comentário