Eis a Moradas dos Desgraçados e Perdidos...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Tudo que é Sólido se desmancha no Ar.


A condição angustiante do indivíduo nos dias atuais.


Há algum tempo atrás um conhecido homem barbudo escreveu a seguinte frase em seu manifesto “Tudo que é sólido se desmancha no ar” a primeira vez que me deparei com ela acabei por nem dar muita importância nela... Entretanto, algum tempo mais tarde (espero não ter sido tarde demais) comecei a perceber a grandiosidade e gravidade que a frase expressa. Com ela pode-se perceber a grande instabilidade em que o indivíduo encontra-se inserido devido ao modo de vida cruel e destroçador dos dias de hoje. Onde tudo se transforma, ou melhor, é simplesmente destroçado por algo “sempre melhor”. Quero deixar bem claro que texto não é contra as mudanças, elas são mais que importante para a vida humana! O problema é que nos dias atuais essas mudanças ocorrem de maneira desordenada e as pessoas já não são mais as responsáveis por elas, assim elas ficam impossibilitadas de tornarem-se sujeitos revolucionários, essas transformações simplesmente acontecem... É nesse ponto que se inicia a condição angustiante do indivíduo: Pois tudo que por ventura tem alguma importância para o indivíduo perde rapidamente o valor, tudo pelo qual o indivíduo luta e se esforça e “conquista”, todos os sonhos, suas identidades são passiveis de serem destruídas, tudo se torna algo velho e ultrapassado, algo que não é mais digno de se lutar, pois já surgiu algo “melhor”.
Um exemplo disso: Digamos que você é extremamente apaixonado (a) por alguém, digamos que tudo o que você mais deseja na vida e estar com essa pessoa, digamos que por ventura você conseguiu conquistar a pessoa que lhe era mais cara... Porém dois dias depois alguma coisa aconteceu... Ele (a) não tem mais a mesma importância e por isso você resolveu terminar o que para você durou bastante. Todo sentimento que você tinha  evaporou. E que você conseguiu  conquistar ou aprender, nada.
Outro exemplo pense naqueles diversos estilos musicais que surgiram em menos de uma década (Funk, Axé, Forró, Psy, Emo) onde estão eles agora. Esvaeceram diante de uma sanfona francesa e de um adolescente  de Franja! Percebem!
Todos esses estilos eram sólidos e se desmancharam no ar. Agora pensem em outras questões nos relacionamentos familiares, nas amizades, nos sonhos...Tudo está desmanchando no ar. Isso é uma angústia ou não.
              Mas há outra questão: Se por ventura tudo é descartável, o quê ou quem está por trás disso? Quem realmente está desmanchando tudo e com qual finalidade? È isso que venho perguntar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário